segunda-feira, maio 29, 2006

Não deixem morrer os sonhos

"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem destrói o seu amor próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajecto, quem não muda as marcas no supermercado, não arrisca vestir uma cor nova, não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o "preto no branco" e os "pontos nos is" a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam o brilho nos olhos, sorrisos, corações aos tropeções, sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projecto antes de iniciá-lo, não tentando um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o simples acto de respirar.
Estejamos vivos, então!"

Pablo Neruda

10 comentários:

Anónimo disse...

Olá Porquê! De vez em quando espreito o teu cantinho na expectativa de ter ler. O teu silêncio deixa me adivinhar que a tua vida finalmente se recompos e que estás a andar para a frente :) Assim espero e fico feliz.
Lembraste me hoje com este excerto de neruda, os tempos de escola, de uma amiga (fan deste autor por sinal) que me lia tantas vezes poemas dele. Ele com suas sábias palavras faz nos pensar, faz ter a certeza de que parar é embrutecer, é estagnar, não querer ver é cegar o coração e impedrenir como um rochedo...a vida tem tanto sabor quando conseguimos enxergar as emoções, quando amamos, até mesmo quando estamos mais melancolicos e tristes...é sinal que sabemos o valor daquilo que é o sal da vida.
Beijos

Joaquim E. Oliveira disse...

Nasci para nascer. Foi o Neruda quem o disse. Estou sempre por perto dessa máxima.

LuzHarmonia disse...

Tens toda a razão.
Morre lentamente "quem não salta antes de pensar" porque esquece o coração.
Pelas palavras que deixaste num outro Blog vim ver quem era esta pessoa tão profunda.
Gostei muito e voltarei sempre.
Bjs

Å®t Øf £övë disse...

Porquê?,
Morre lentamente quem não vive a vida com paixão. Quem vive a vida com paixão mantém-se distraído em relação ao que acontece à sua volta. Viver com paixão mostra-nos o sentido e a motivação da vida. Viver com paixão é gostar de "alguém" ou "algo" que nos faça "namorar" a vida, e nos afasta do triste destino que é "ir vivendo". "ir vivendo" é vigiar a forma como os outros vivem a vida, é deixar-se dominar pela pressão, é afastar-se do que realmente vale a pena. "ir vivendo" é adiar a possibilidade de gozar o dia de hoje, e concentramo-nos na incerteza da frágil ilusão de que talvez possamos viver algo de bom amanhã.
Para se ser verdadeiramente feliz, é preciso saber "namorar" a vida.
Bom feriado.
Beijinhos.

Thiago Forrest Gump disse...

Belíssimo texto.

Há que se fugir do cinza todos os dias!




Abraço

greentea disse...

há tempos postei este poema de neruda;
para mim leio-o muita e muitas vezes
vejo-o em power point

e releio-o mentalmente

para não morrer
para viver
sempre

Verena Sánchez Doering disse...

yo digo lo mismo: no deseo morir en sueños, deseo morir en vida y envuelta en vida
Pablo Neruda es magico

gracias por tus saludos u bueno deseos, ya estoy en casa y voy mejor, solo tomo fuerzas y doy Gracias a Dios por estar nuevamente con una nueva oportunidad, eso es lo que hoy siento y me hace sentir mejor
gracias y mi abrazo grande, te dejo muchos cariños y que estes muy bien.
que todo salga bello como lo mereces
mil besos y mil gracias


besos y sueños

João C. Santos disse...

que o impulso sentido de estar vivo seja comando à ordem desta vontade incompreendida...

vero disse...

passei p deixar um beijinho ***

Å®t Øf £övë disse...

Porquê?,
Passei para te deixar um olá.
Beijinhos.